Gestão de Estoque na Medida

Investimento:R$ 0,00 Tipo: Curso
Avise-me quando estiver disponível
Compartilhe
DETALHES DO EVENTO

Gestão de Estoque na Medida

Tipo: Curso
Tema: Organização
Horário:
Unidade: Centro - Manaus
Data: Indisponível
Carga Horária: 12 horas
Público: Micro Empresário
Investimento:R$ 0,00
Avise-me quando estiver disponível


DESCRIÇÃO

Você sabia que a gestão de estoques está diretamente associada à eficiência do empreendimento, seja do ponto de vista operacional, seja do ponto de vista da sustentabilidade econômica?

Existe uma estreita conexão entre mercado, produção, gestão de estoques e rentabilidade, sendo esta última a condição essencial para a manutenção do seu negócio “vivo”.

Do ponto de vista operacional, o argumento clássico que justifica o tema é que a não disponibilidade de alguma matéria prima pode afetar a produção (no caso de uma indústria) e, consequentemente, o atendimento ao mercado, seja por atrasos na entrega de encomenda, seja pela necessidade de um custo maior numa aquisição emergencial de insumos, comprometendo a rentabilidade da operação. O mesmo princípio se aplica ao comércio, em que um dimensionamento inadequado dos estoques compromete o atendimento.

Do ponto de vista financeiro, além da consequência acima mencionada, tem-se que a má gestão de estoques pode ter grandes efeitos na sustentabilidade econômica do empreendimento: os estoques de matérias primas ou de produtos acabados para entrega se constituem num dos principais componentes do capital de giro. Note-se que a falta de capital de giro representava, em passado recente, 42% dos
fechamentos das empresas de pequeno e médio porte, conforme relatório de pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Os principais componentes deste impacto são excesso de imobilização de capital de giro e perdas de mercadorias.

O excesso de imobilização de capital de giro se dá quando as compras são excessivas, ou seja, o dinheiro fica “parado” no estoque por mais tempo que o necessário. O mesmo se dá quando a produção é demasiada, ou seja, realizada em quantidades incompatíveis com a demanda. Já as perdas se dão quando há descompasso entre as compras de materiais perecíveis e o tempo adequado para sua utilização e/ou venda, levando a empresa a arcar com perdas desnecessárias.

Programa de Curso

O curso tem carga horária 12 horas e é composto por 3 encontros, conforme descrito abaixo: 

Encontro 01 – A gestão de estoques – Importâncias e Consequências

O que é gestão de estoques

Principais aspectos a considerar na gestão de estoques

Estudo de caso da fábrica de bombons que bom

Estudo e análise do mercado e da sazonalidade

A codificação dos materiais

Encontro 02 – Como desenvolver o sistema de gestão de estoques

Análise da reposição do estoque, os ganhos de escala, quantificação e análise do material em estoque, ficha de controle de materiais

Ponto de reposição do estoque: Estoque mínimo de segurança

A análise ABC

Importância dos custos dos estoques e o lote econômico de compra

Os indicadores do estoque, variações que influenciam a gestão de estoque

Encontro 03 – O sistema de gestão de estoques na prática

Modelos de sistema para a gestão de estoques e a importância dos custos dos estoques

Incluindo novas variáveis econômicas e orientação para a gestão de estoques nas empresas

Planejamento para gestão de estoques

#Bônus#

Todos os participantes terão 02 horas de consultoria por empresa, realizada no Sebrae.

Ou seja, você poderá expor seu ambiente para um experiente consultor e receber um diagnóstico rápido, bem como dicas e ações focadas no seu negócio.

Sobre o Facilitador

Todos os instrutores e consultores do Sebrae são rigorosamente selecionados, onde, entre outras coisas, precisam comprovar sua formação, demonstrar experiência anterior além de serem aprovados nos testes escritos e orais.

Quem pode fazer este curso?

Microempresas e todos os profissionais responsáveis por Gestão de Estoque ou que queiram implantar em suas empresas.

Informações Adicionais

  • Dúvidas? Entre em contato conosco através da Central de Relacionamento no 0800 570 0800, de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h.
  • As inscrições online possuem uma taxa de serviço de 10% do valor da inscrição. Caso prefira, você pode realizar sua inscrição diretamente na sede do Sebrae Amazonas ficando isento desta taxa de serviço.
  • Somente o pagamento confirma a sua inscrição e reserva da vaga.
  • O valor pode ser parcelado em até 10x no cartão de crédito e pago no boleto ou depósito/transferência bancária/débito online por meio desta ferramenta (Sympla)

Conheça mais sobre o Na Medida

Comentários